top of page

Conheça nossa história

APOIO – Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste iniciou suas atividades em 1992  e foi fundada em 18/12/1993, organização civil sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal, resultou de um grupo formado por pessoas de vários segmentos sociais preocupados com a pobreza de amplas camadas populares. O contato permanente com famílias de baixa renda impulsionou a organização a participar em várias atividades de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Em 1993, engajou-se intensamente na Campanha de Combate a Fome (empreendimento nacional liderada pelo sociólogo Betinho). Esta campanha aglutinou dezenas de agentes sociais e pastorais. No decorrer da campanha a APOIO estabeleceu o primeiro convênio com a esfera governamental. Trata-se do programa “Vida Alimento”, do governo estadual de São Paulo. Este permitiu o atendimento de 150 famílias por vários anos.

A partir de 1996, a APOIO consolidou seu trabalho. Em diversos bairros da região leste, o que permitiu o implemento de atividades sociais junto a moradores de favelas e cortiços do centro expandido da cidade.

Para este trabalho, a APOIO estabeleceu convênios com entidades internacionais que apoiam projetos de promoção humana junto à pessoas em situação de vulnerabilidade social. Recebemos então suporte da CAFOD - Inglaterra, PPM-Alemanha, e D&P do Canadá. São organizações ligadas às igrejas católicas e protestantes.

 

Estas parcerias permitem a APOIO dar assessoria permanente e assegurar o fortalecimento das pessoas e organizações populares em suas atividades sociais, trabalhando em rede na busca de políticas públicas e habitacionais para famílias de baixa renda.

Objetivos

Os objetivos da Apoio estão relacionados no rol de finalidades Estatutárias. Entretanto, podemos condensar esse rumo de nossas ações em poucas palavras. Seja, a Apoio trabalha pela promoção e desenvolvimento de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças. Pessoas que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. Tais como: moradores em situação de rua, em áreas de risco, favelados, encortiçados, famílias e pessoas de menor renda em geral.

Missão

  • Facilitar o acesso a Políticas Públicas e Habitacionais para as famílias de menor renda, que enfrentam maior dificuldade de garantir sua sobrevivência como: mulheres negras, negros, crianças, jovens e pessoas de maior idade;
     

  • Desenvolver atividades de criação de empregos e meios que assegurem a sobrevivência das pessoas;
     

  • Fortalecer as pessoas, a família, as comunidades, associações de moradores e organizações populares.

Princípios

Durante seus mais de vinte anos de existência, a Apoio incorporou alguns  princípios norteadores de suas atividades sociais seja, a construção da autonomia das pessoas. Deste modo, buscamos a participação dos atendidos na busca de seus benefícios.

 

E nesse processo, trabalhamos para inseri-los em programas educativos e de auto-organização. Consideramos a autonomia como base da conquista da dignidade humana.

bottom of page